Vacinação contra o coronavírus avança em Pelotas

Vacinação contra o coronavírus avança em Pelotas

UPA Areal, Centro Covid, HUSFP e o Pronto Socorro imunizaram suas equipes nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (21), profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate a Covid-19 foram imunizados, dando continuidade ao processo de vacinação na cidade. Equipes da UPA Areal, do Centro de Atendimento a Síndromes Gripais (CASG), do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) e do Pronto Socorro de Pelotas receberam a primeira dose da CoronaVac.
“A gente enxergou a esperança entrando dentro da unidade”, definiu a diretora adjunta da UPA Areal, Odineia da Rosa, sobre o momento de chegada das vacinas, que ocorreu na quarta-feira (20). Cerca de 50, dos 121 funcionários, receberam a dose nesta quinta-feira. A unidade, que se adaptou totalmente em 2020 para combater a pandemia, foi palco de muita emoção, perceptível até mesmo através das máscaras de proteção. Segundo Odineia, os profissionais irão continuar prestando o serviço pelo tempo que for necessário, agora com a certeza de que estão protegidos e em segurança.
No Centro Covid, assim como na UPA Areal, o processo teve início na quarta-feira com a vacinação de 73 funcionários. Até a manhã de quinta-feira, outros 36 receberam as doses, restando 75 profissionais a serem vacinados. De acordo com a coordenadora do CASG, Hortência Rodrigues, todos devem ser imunizados até sexta-feira (22). Hortência destacou o misto de apreensão, alívio, alegria e tristeza (por tudo que foi vivido) que tomou conta do local. “Agora, todos irão trabalhar com mais tranquilidade enquanto aguardam a segunda dose. Poder abraçar os familiares, sem o medo de transmitir o vírus, é o momento mais esperado por todos, declarou Hortência.”

equipes das Unidades Básicas de Saúde do Município também estão passando pelo processo de imunização. Foto: Rodrigo Chagas

Já no HUSFP o processo de imunização teve início às 7h de quinta-feira (21) e se estenderá até a sexta-feira (22). Ao todo serão 95 trabalhadores, atuantes nas duas alas Covid, que receberão a vacina. Para a enfermeira responsável pela vacinação, Daiane Franco, o sentimento que predomina é o “de felicidade, de mais segurança daqui para a frente”. A expectativa é que novas doses sejam liberadas para que todos os colaboradores da instituição sejam imunizados.

PS protegido
No início da tarde de quinta-feira, 280 doses da vacina chegaram ao Pronto Socorro de Pelotas. Apesar de o local não se dedicar ao atendimento do coronavírus, a expansão da pandemia fez com que o serviço de 24h abrisse suas portas para pacientes com suspeita da doença, conforme contou a diretora Rosana Van der Lan. Isso acabou aumentando ainda mais a propagação do vírus. “Vai dar mais segurança ao corpo técnico para seguir prestando esse serviço à comunidade”, defendeu Rosana.
Ela explicou que alguns profissionais já estão imunizados, pois atuam em outras unidades que já haviam iniciado a vacinação. São cerca de 30 funcionários em cada turno, e o processo será feito o mais rápido possível. As doses que restarem serão devolvidas e remanejadas. O médico Fernando Nunes foi o primeiro vacinado do Pronto Socorro. Atuando há 12 anos no local, ele ressaltou a importância da produção de uma vacina com eficácia comprovada em solo brasileiro. “É emocionante ser o primeiro”, finalizou.
A decisão por imunizar o PS, segundo a Secretária Municipal de Saúde (SMS), Roberta Paganini, é relativa ao fato de o local ser uma área importante que recebe uma grande demanda de pacientes, muitas vezes oriundos de outras cidades da região. “Se essas equipes estão imunizadas é uma segurança maior para o paciente que está no PS e é encaminhado para outros hospitais”, justificou.
Vacinação nas UBSs
As equipes das Unidades Básicas de Saúde do Município também estão passando pelo processo de imunização. É importante lembrar que as UBSs atendem casos de Covid-19 durante o turno da manhã.



Fonte: Diário da Manhã
Redação: redacao@diariodamanhapelotas.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: