NAVEGANTES  : Colônia Z-3 organiza as homenagens

NAVEGANTES : Colônia Z-3 organiza as homenagens

Na manhã de ontem, Prefeitura, forças de segurança e comunidade se reuniram na Colônia de Pescadores Z-3 para organizar os festejos de Nossa Senhora dos Navegantes, que se iniciam já neste domingo (27), com uma missa na Praia do Laranjal. A festa de Iemanjá ocorre nos dias 1º e 2 de fevereiro.

 

A 88ª festa de Nossa Senhora dos Navegantes se estende até 2 de fevereiro e é realizada em parceria com a Arquidiocese de Pelotas. No domingo, uma procissão sai do Pontal da Barra com destino a orla da praia às 18h, e a missa de abertura ocorre às 19h, próximo da Estação Verão do Sesc. Haverá uma procissão luminosa com saída do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes no dia 1º, às 19h, e no dia 2 ocorre a procissão motorizada, saindo da Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Porto, em direção a Lagoa do Patos, às 8h.“É uma festa que transcende a igreja, ela já faz parte da cultura da cidade. Agradecemos o apoio de todas as instituições envolvidas pra que tudo aconteça”, destacou o padre Wilson Fernandes.

A fim de garantir a segurança tanto em terra firme, quanto na água, agentes de Trânsito, Capitania dos Portos, Guarda Municipal, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros estarão realizando rondas e escoltas durante todas as atividades. O posto fixo da BM no Laranjal acolhe as demandas da população pelo telefone 3226-2190.

As secretarias de Cultura (Secult), Qualidade Ambiental (SQA), Saúde (SMS), Desenvolvimento Rural (SDR) e o Sanep estão responsáveis pelas instalações elétricas, banheiros químicos, limpeza das ruas, coleta de lixo, apresentações artísticas e musicais, além de distribuição de água.

PROCISSÃO PELAS ÁGUAS

A Capitania dos Portos ressaltou que os condutores de embarcações devem estar atentos as regras, e com os veículos em dia, a fim de que participem das homenagens que ocorrerão na Lagoa dos Patos. A vistoria aos barcos já é feita pela Marinha, e os fiéis que integrarem as procissões precisam:

  • Ter a embarcação inscrita junto à Capitania dos Portos
  • Condutor estar habilitado e registrado
  • Veículo apresentar boas condições de conservação, com baterias e motor em dia
  • Ter equipamentos de segurança como extintores, boias circulares, coletes salva-vidas
COMUNIDADE, Prefeitura e instituições policiais se reuniram ontem para organizar as homenagens

COMUNIDADE, Prefeitura e instituições policiais se reuniram ontem para organizar as homenagens

É imprescindível que todos os menores de idade a bordo tenha coletes próprios, e que os condutores respeitem a capacidade máxima de lotação. Não é permitido ingerir bebida alcoólica; assim como no trânsito, é considerado crime.

IEMANJÁ

As atividades da festa de Iemanjá iniciam na noite do dia 1º de fevereiro e vão até o dia 2, no Balneário dos Prazeres, em frente ao monumento em homenagem à orixá. A organização é da Federação Sul-riograndense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros.

BALSA

Na Balsa, na praça Darci Pinho, onde também há uma estátua de Iemanjá, ocorre a 23ª Festa em Homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá, organizada pela Associação Comunitária dos Moradores da Balsa. Uma procissão pelas ruas do bairro está prevista para acontecer às 21h do dia 1º de fevereiro, precedendo a abertura oficial do evento, às 22h. No dia 2, às 15h, é a vez da procissão de embarcações pelo canal São Gonçalo. O encerramento ocorre às 19h.



Fonte: Diário da Manhã
Redação: redacao@diariodamanhapelotas.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: