IEMANJÁ E NAVEGANTES : Prefeitura Municipal inicia os preparativos para festas

IEMANJÁ E NAVEGANTES : Prefeitura Municipal inicia os preparativos para festas

Em reunião realizada sexta-feira, na sede da Secretaria de Cultura (Secult), iniciaram-se os preparativos para as festas de Iemanjá, que ocorre nos dias 1º e 2 de fevereiro, e de Nossa Senhora dos Navegantes, que inicia no dia 27 de janeiro.

As duas festividades religiosas, que movimentam fiéis umbandistas e católicos, recebem apoio da Prefeitura, que dá suporte aos eventos com banheiros químicos, sonorização, iluminação, segurança e fiscalização.

FESTIVIDADES religiosas movimentam fiéis nos dias 1º e 2 de fevereiro

FESTIVIDADES religiosas movimentam fiéis nos dias 1º e 2 de fevereiro

IEMANJÁ

As atividades da festa de Iemanjá iniciam na noite do dia 1º de fevereiro, se estendendo até o dia 2, no Balneário dos Prazeres, em frente ao monumento em homenagem à orixá. A organização é da Federação Sul-riograndense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros.

Comerciantes interessados em trabalhar no evento na venda de alimentos devem encaminhar pedido à Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU) até 18 de janeiro, apresentando cópias do documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além de pagar a taxa de R$ 53,62.

Serão disponibilizados 36 espaços no interior da praça Aratiba. Caso o número de interessados supere o de vagas será realizado um sorteio, no dia 23 de janeiro, às 14h, na sede da SGCMU, para definir os selecionados.

BALSA

Na Balsa, na praça Darci Pinho, onde também há uma estátua de Iemanjá, ocorre a 23ª Festa em Homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá, organizada pela Associação Comunitária dos Moradores da Balsa. Uma procissão pelas ruas do bairro está prevista para acontecer às 21h do dia 1º de fevereiro, precedendo a abertura oficial do evento, às 22h. No dia 2, às 15h, é a vez da procissão de embarcações pelo canal São Gonçalo. O encerramento ocorre às 19h.

NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

A 88ª festa de Nossa Senhora dos Navegantes inicia no dia 27, mantendo atividades até o dia 2 de fevereiro, na Colônia Z3. Organizado pela Arquidiocese de Pelotas, paróquia Sagrado Coração de Jesus e comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, o evento conta com uma procissão pela Lagoa dos Patos e uma procissão motorizada, que sai do Porto até a Colônia Z3. Nas duas trajetórias, os agentes de trânsito, Capitania dos Portos, Guarda Municipal e Brigada Militar atuam na segurança dos participantes.

Mais detalhes sobre ambos eventos devem ser divulgados nas próximas semanas, na medida em que reuniões individuais com cada um dos organizadores forem acontecendo. Neste primeiro encontro participaram representantes da Secult e das secretarias de Governo (SMG), Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Segurança Pública (SSP), Transporte e Trânsito (STT), Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sdeti) e Brigada Militar.



Fonte: Diário da Manhã
Redação: redacao@diariodamanhapelotas.com.br

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: